Durante a paralização do futebol mundial, o Santos vem enfrentando sérios problemas financeiros e colecionando reclamações de outros clubes na FIFA. Nesta quinta-feira (7), o globoesporte.com, divulgou que a entidade máxima do futebol estipulou um prazo de 45 dias para pagar o Club Brugge, da Bélgica, pelo empréstimo do zagueiro Luan Peres, fechado em agosto do ano passado.
O clube belga cobra do Alvinegro Praiano pelo pagamento de 250 mil euros (R$ 1,5 milhão, na cotação atual), mais juros de 5%, que totaliza 262,5 mil euros (cerca de mais de R$ 1,6 milhão).
O prazo será válido a partir do momento em que o Brugge informar ao Peixe a conta em que o depósito deve ser efetuado. Caso a equipe santista descumpra o pagamento, o caso será julgado pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte).
Vale lembrar, que o Santos está impedido de registar novos jogadores devido a dívida pela compra do zagueiro Cleber Reis, junto ao Hamburgo, da Alemanha.
“O que está na FIFA é um caso antigo, da gestão anterior, que envolve a compra de 55% dos direitos do Cléber Reis por 2,5 milhões de euros. Quando assumimos, fomos conversar com eles, pois a dívida já estava vencida. E nessa discussão, houve uma cobrança de 750 mil euros de multa. Não sei como fazem isso, um contrato desses, com mais juros e correção monetária. Ficamos ao longo do tempo discutindo, oferecemos jogadores. Eles foram para a segunda divisão alemã, oferecemos apoio. Mas o tempo todo eles não quiseram acordo e a FIFA nos puniu. Não podemos registar jogador. Mas já estamos em negociação com um banco alemão para fazer esse pagamento. A questão dos 2,5 milhões eles já aceitaram, e a questão dos juros e correção vamos emprestar jogadores para abater essa dívida. Infelizmente então veio o COVID-19 e acabou atrapalhando toda a negociação que a gente estava fazendo com o Hamburgo”, esclareceu Peres em participação no programa Troca de Passes, do SporTV.